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ANI ROCCO

Fazer Artístico e Experiências para a Arte

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Qual Ensino da Arte?

Ani Rocco

Introdução

O ensino da arte é um campo complexo e multifacetado que tem evoluído ao longo do tempo para abraçar novas metodologias, abordagens e conceitos. Este artigo busca explorar uma abordagem específica de ensino da arte que se concentra em “Propostas de Trabalho”, uma metodologia que visa a explorar a individualidade do aluno, promover a experimentação e incentivar uma compreensão profunda da arte contemporânea.

A Essência das Propostas de Trabalho

As “Propostas de Trabalho” são um conjunto de diretrizes e estruturas flexíveis que servem como ponto de partida para a investigação artística. Elas são projetadas para serem abertas, permitindo uma variedade de resultados e interpretações. Ao contrário de abordagens mais tradicionais, que podem focar na técnica ou na reprodução de estilos artísticos estabelecidos, as Propostas de Trabalho incentivam os alunos a questionar, experimentar e descobrir.

A abordagem das Propostas de Trabalho considera o contato com a arte contemporânea de fundamental importância para o professor e para o aluno, pois abre a perspectiva de um ensino dinâmico e adequado ao nosso tempo. Pelo seu caráter não dogmático, a arte contemporânea exige do professor um esforço de entendimento e a disposição para constante revisão de seus próprios padrões estéticos.

Este permanente retomar e refletir faz com que o professor passe a ver a arte como um processo múltiplo e dinâmico em seu todo. Além disso, o caráter experimental das obras que representam a linha de frente da contemporaneidade, abre permanentemente para o professor novas perspectivas técnicas, formais e de significado, que podem gerar novas abordagens de ensino.

Componentes das Propostas de Trabalho

  • Ponto de Partida: Uma ideia ou conceito inicial que serve como catalisador para a investigação.
  • Delimitação de Materiais: Especificação dos materiais que podem ser usados.
  • Procedimentos: Etapas ou métodos sugeridos para explorar o ponto de partida.
  • Organização: Planejamento de como os materiais e o espaço serão organizados.
  • Atitudes do Professor: Diretrizes sobre como o professor deve facilitar o processo.
  • Análise e Reflexão: Parâmetros para avaliar e refletir sobre o trabalho realizado.

Em relação ao aluno, a arte contemporânea torna mais explícitos os processos do fazer em arte, permitindo que ele estabeleça conexões entre seu próprio processo e os demais processos artísticos. A multiplicidade de modelos impede a adoção de um parâmetro rígido, estimulando nos alunos atitudes de experimentação e pesquisa.

O Papel do Professor

O professor atua mais como um facilitador do que como um instrutor direto. Ele está lá para propor, discutir, resolver dificuldades técnicas e valorizar os momentos em que o aluno está profundamente envolvido em um processo artístico. O objetivo é ajudar os alunos a “conquistar sua sinceridade” em sua abordagem da arte, como sugere o escritor Mário de Andrade.

Interferência e Contexto Cultural

O ensino da arte não ocorre no vácuo; é influenciado por uma variedade de fatores externos, incluindo o ambiente cultural e social. Em lugares como São Paulo, onde há uma rica tapeçaria de influências visuais e culturais, o papel do professor é especialmente crucial para ajudar os alunos a navegar e interpretar essas influências.

A Arte como Campo de Conhecimento

O ensino da arte deve ser visto como um campo de conhecimento com seu próprio conjunto de práticas e concepções específicas. Isso inclui não apenas a técnica, mas também a “virtualidade” da arte: o que pode ser inventado e as novas relações que podem ser estabelecidas.

Palestra Profa. Ani Rocco – 16/08/2014

Realizada a convite do Centro de Formação da Escola da Vila, em São Paulo

Conclusão

A abordagem das Propostas de Trabalho oferece uma maneira flexível e centrada no aluno de abordar o ensino da arte. Ela permite que os alunos explorem suas próprias ideias e interesses, enquanto também os expõe a novos conceitos e técnicas. Mais importante ainda, ela prepara os alunos para serem pensadores críticos e artistas engajados, equipando-os com as ferramentas de que precisam para entender e participar do mundo da arte contemporânea.

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