Ani Rocco, Experiências para a Arte
Neste artigo, exploramos a jornada pedagógica e metodológica da professora Ani Rocco no campo do ensino da arte. Entre 1983 e 1991, ela desenvolveu uma abordagem inovadora que envolveu tanto professores quanto alunos em uma reflexão profunda sobre a arte contemporânea.
A Gênese da Metodologia
A metodologia de Ani Rocco foi moldada ao longo de quase uma década de prática pedagógica. Este período serviu como uma pesquisa de campo, onde ela abordou questões teóricas e as testou experimentalmente. O trabalho foi fundamentado em “Propostas de Trabalho”, um termo que ela usa para descrever tanto planos de projeto gerais quanto diretrizes específicas para atividades individuais.
O Corpo do Trabalho
O trabalho de Ani Rocco foi realizado principalmente no Centro Cultural São Paulo e na Fundação Bienal de São Paulo. Lá, ela coordenou e orientou equipes de professores responsáveis pelo ensino da arte. O material didático produzido durante este período incluiu uma rica documentação visual, relatórios e depoimentos, que serviram como base para a reflexão e análise das “Propostas de Trabalho”.
A Essência da Metodologia
O foco da metodologia de Ani Rocco é a valorização das diferenças e da multiplicidade, o que resultou em uma variedade de “Propostas de Trabalho”. Estas propostas não apenas refletem sua abordagem pedagógica, mas também encontram ressonância em outros campos do conhecimento.
Esta abordagem sustenta que trabalhar no ensino de arte, utilizando um conceito de arte como devir, é admitir as múltiplas possibilidades de agenciamentos, todas as emergências. Portanto, propõe-se, através dos trabalhos descritos, enfatizar a possibilidade de ver a produção da criança, do jovem e do adulto não-artista integrada em um panorama mais amplo, não como um processo reprodutivo, mas sim produtivo.
Outrossim, afirma que o ensino da arte é verdadeiramente uma prática inventiva, integrada às diversas formas que exprimem o pensamento contemporâneo: não um ensino da Arte, mas um ensino para a Arte. Experiências para a arte, abertas para o futuro, para o desconhecido.
Material Complementar
O vídeo “Experiências para a Arte” é uma parte integrante deste trabalho. Ele é dividido em dois segmentos: o primeiro explora os processos criativos por trás das “Propostas de Trabalho”, enquanto o segundo apresenta os resultados dessas atividades.