• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular Rodapé

ANI ROCCO

Fazer Artístico e Experiências para a Arte

  • BIOGRAFIA
  • COMECE AQUI
  • PROJETOS
    • Em Instituições
    • Nas Bienais de Arte
    • Trabalhos Paralelos
  • PORTFOLIO
  • REFERÊNCIAS
    • Para Ler
    • Para Ver
    • Para Usar na Prática
  • CONTATO

Arte Contemporânea?

Ani Rocco

Trabalhar contemporaneamente o ensino, direcionado ao fazer artístico, é trabalhar sobre as referências da arte contemporânea, isto é, criar um espaço temporariamente fora das definições e conceitos já estabelecidos.

O que já está codificado no campo do saber da arte será sempre levado em consideração, tanto de forma direta em relação a técnicas e utilização de materiais como indiretamente no questionamento dos conceitos dos quais os indivíduos estão impregnados, tais como o próprio conceito do que é arte, do que é belo e outros.

Usar a arte que está em processo

Usar a arte contemporânea como referência para o ensino quer dizer usar a arte que está em processo, estruturando-se enquanto corpo de conhecimento simultaneamente ao estruturar-se da vida dos alunos. Tudo isso propicia a possibilidade de pensar novas relações e inventar novas configurações.

A convivência simultânea de vários pensamentos e movimentos de arte oferece não oferece modelos, mas sim o paradigma do próprio processo do fazer. Sempre carregando e transformando as formas passadas, a arte contemporânea é o próprio devir, estabelecendo continuamente novos sentidos.

Umberto Eco, falando sobre a arte do século XX:

“A arte não fez mais que respeitar o ritmo que a ciência marcou ao nosso modo de estar no mundo; não pôde esperar que o próprio público se habituasse a uma solução para lhe propor a seguinte, porque na verdade o que importava era habituar o público a não adquirir hábitos, a habituar-se à sucessão, a nunca descansar sobre um modelo estabelecido.”

Umberto Eco. A definição da arte. Lisboa: Edições 70, 1972. p. 213

Para ele o homem do século XX deve:

“(…) habituar-se a não se habituar, deve ver na mudança, na revisão dos esquemas, na dinâmica de uma reproposta contínua dos modos de estar no mundo e de ver o mundo, a nossa condição normal e privilegiada.”

Umberto Eco. A definição da arte. Lisboa: Edições 70, 1972. p. 214

Função pedagógica da arte contemporânea

A arte contemporânea, nesse sentido, exerce uma função pedagógica habituando o olho e o pensamento do homem a uma sucessão ininterrupta de outras visualidades.

“(…) a arte, no século XX, tinha que tentar propor ao homem a visão de mais formas ao mesmo tempo e num devir contínuo, porque esta era a condição à qual estava submetida, cada vez mais submetida, a sua sensibilidade.”

Umberto Eco. A definição da arte. Lisboa: Edições 70, 1972. p. 221

Em minha vida profissional considero o contato com a arte contemporânea de fundamental importância para o professor e para o aluno, pois abre a perspectiva de um ensino dinâmico e adequado ao nosso tempo.

Pelo seu caráter não dogmático, a arte contemporânea exige do professor um esforço de entendimento e a disposição para constante revisão de seus próprios padrões estéticos.

Este permanente retomar e refletir faz com que o professor passe a ver a arte como um processo múltiplo e dinâmico em seu todo.

Além disso, o caráter experimental das obras que representam a linha de frente da contemporaneidade, abre permanentemente para o professor novas perspectivas técnicas, formais e de significado, que podem gerar novas abordagens de ensino.

Em relação ao aluno, a arte contemporânea torna mais explícitos os processos do fazer em arte, permitindo que ele estabeleça conexões entre seu próprio processo e os demais processos artísticos. A multiplicidade de modelos impede a adoção de um parâmetro rígido, estimulando nos alunos atitudes de experimentação e pesquisa.

Arte como devir

Esta abordagem sustenta que trabalhar no ensino de arte é utilizar um conceito de arte como devir. É enfatizar a possibilidade de ver a produção da criança, do jovem e do adulto não-artista integrada em um panorama mais amplo, não como um processo reprodutivo, mas sim produtivo.

O ensino da arte é verdadeiramente uma prática inventiva, integrada às diversas formas que exprimem o pensamento contemporâneo: não um ensino da Arte, mas um ensino para a Arte. Experiências para a arte, abertas para o futuro, para o desconhecido.

Se gostou, compartilhe!

Footer

Premissas e Projetos

  • Premissas
    • Arte Contemporânea?
    • Qual Ensino da Arte?
    • Experiências para a Arte!
  • Projetos Pedagógicos
    • Em instituições
    • Bienais de Arte
    • Projetos Paralelos

Portfolio

  • Sobre Ani Rocco
  • PORTFOLIO
  • Home

Bibliografia e Dicas

  • Bibliografia e Dicas
    • Para Ler
    • Para Ver
    • Para Usar na Prática

Formulário de Contato

CONTATO

Copyright © 2025 · ANI ROCCO, Experiências para a Arte